Geografia

 

A China localiza-se no leste da Ásia. Suas  terras estendem-se por 5,2 mil km de leste a oeste e por 5,5 mil km de norte a sul: o quarto maior país em área do mundo, depois da Rússia, Canadá e EUA (Brasil é o quinto).

Beijing (Pequim), a capital da república, é também o centro cultural e econômico do país. Shanghai é o principal centro industrial e Hong Kong, uma região adimistrativa especial, é o principal porto e centro comercial.

O relevo é bastante irregular. Alto a oeste e baixo a leste, em geral. Áreas montanhosos ou com colinas, representam 43,2% do total. Planaltos, represental 26%. Bacias e planícies, 30,8%. São sete montanhas com altura superior a 7 mil metros, incluindo o Everest, na fronteira com o Nepal.

Mais: cultura, história e economia.

Dados Geográficos Principais

Nome oficial

República Popular da China (Zhonghua Renmin Gongheguo).

Unidades administrativas:

A China possui 33 unidades administrativas diretamente subordinadas ao governo central. São elas:

Províncias (22): Anhui, Fujian, Gansu, Guangdong, Guizhou, Hainan, Hebei, Heilongjiang, Henan, Hubei, Hunan, Jiangsu, Jiangxi, Jilin, Liaoning, Qinghai, Shaanxi, Shandong, Shanxi, Sichuan, Yunnan, Zhejiang.

Regiões autônomas (5): Guangxi, Nei Mongol, Ningxia, Xinjiang Uygur, Xizang (Tibet).

Municipalidades (4): (Chongqing, a capital Beijing (Pequim), Shanghai e Tianjin).

Regiões administrativas especiais: Hong Kong e Macau.

Nota: oficialmente a China considera Taiwan, sua 23ª província.

Área total

9,6 milhões km². O litoral é bastante entrecortado e existem cerca de 5.400 ilhas.

Clima

É extremamente diverso, com quatro estações bem definidas. Varia do tropical, no sul, ao sub-ártico, no norte.

Ponto mais alto

Monte Everest (Qomolangma), 8.850 m, na fronteira com Nepal.

Portos

Dalian, Guangzhou, Ningbo, Qingdao, Qinhuangdao, Shanghai, Shenzhen, Tianjin.

 

Grand Canal, ligando Beijing a Hangzhou, ao sul (foto chinaculture.org).

 

Impressionantes montanhas de calcário no vale do rio Li, Guilin, na região de Ghangxi. Guilin

 

Vista do Himalaia do espaço (NASA). Observa-se claramente a transição das planícies da Índia para o planalto do Tibet. Imagens da China do espaço

 

China

 

Paisagem do Deserto de Gobi. Um grande deserto com parte na China e Mongólia. O Deserto de Gobi envolve uma área de cerca de 1,3 milhões de km² de areia e solo rochoso. O termo gobi vem do mongol e que dizer "lugar sem água". A temperatura na região varia, em média, de mínimas de -40°C (janeiro) a máximas de 45°C (julho). Variações diárias de temperatura também podem ser grandes.

 

População

Habitantes: 1,4 bilhões (cerca de 20% da população mundial), população superior à de toda a Europa. São 333 milhões de famílias. Em média, 3,2 pessoas por domicílio urbano e 4,3 pessoas por domicílio rural.

Em 1949, eram 542 milhões de habitantes. O crescimento acelerado da população levou o governo a adotar a política oficial de apenas um filho por casal e a legalização do aborto. Entre outros fatores, isso resultou em uma população masculina, abaixo de 15 anos, ser atualmente 13% maior que a feminina.

Taxa de crescimento pop.: 0,63 % (2008 est.).

Expectativa de vida ao nascer: 73,2 anos.

Alfabetizados: 91% da população acima de 15 anos.

Etnia: A China possui 56 grupos étnicos. O grupo han chinês, que habita principalmente o leste do país, representa 92% do total da população. Os demais grupos, zhuang, manchu, hui, miao, uyghur, tujia, yi, mongol, tibetano, buyi, dong, yao, coreano, e outras nacionalidades, representam cerca de 8% (2000). A província de Yunnan abriga mais de 20 grupos étnicos, sendo a região com a maior diversidade étnica. Mais informações (em inglês)

Cultura e Religião

 

Cachoeira de Huangguoshu, uma das mais belas da China. Veja mais fotos

 

Principais Rios e Lagos da China

A China possui mais de 1.500 rios. A maioria dos grandes rios nascem no planalto do Tibet. Um país rico em hidrografia e elevado potencial hidroelétrico.

O Yang Tsé é o 3º maior rio do mundo, com 6.300 km de comprimento, atrás do Amazonas e Nilo. Nasce no planalto do Tibet e deságua no Mar da China Oriental, junto a Shanghai, após passar por três barragens. Destaca-se sua importância como meio de transporte e irrigação.

O rio Amarelo (Huang He), com 5.464 km é o segundo maior da China, milênios atrás a civilização chinesa emergiu de suas margens. O rio Heilongjiang é o maior do norte do país, com 4.350 km (3,101 km na China).

O rio Brahmaputra, com 2.900 km, nasce no planalto do Tibet (como rio Yarlung). Atravessa parte do Himalaia, dando origem a um dos maiores canyons do mundo com 504,6 km de comprimento e profundidade média de 2.268 m. Nasce nas geleiras de Chemayungdung e deságua na Baía de Bengala, após passar pela Índia e Bangladesh.

O Grande Canal, com 1.794 km de comprimento e iniciado há cerca de 2.500 anos, é o mais longo e mais antigo canal do mundo feito pelo homem. Liga Beijing a Hangzhou, interligando cinco rios e serve como importante meio de transporte norte-sul.

Existem mais de 2.800 lagos naturais na China. O Poyang, na bacia do Yang Tsé, é o maior lago de água doce da China (3.583km²). O lago Qinghai, no planalto do Tibet, é o maior lago de água salgada do China (4.583 km²).

Mapa dos rios da China

 

China

 

Fotos Monte Everest

 

Economia China

 

 

 

Geografia

 

Imagens China

 

Paisagens da China

 

Mapa Muralhas China

Tibet

 

Links - Geografia da China

ABC da China

Rio Yangtze

Bureau of Statistics of China

Geografia geral 

 

Mapa politico China

 

Copyright © Guia Geográfico China informações e dados geográficos.

 

Guiling

 

Bandeira China

 

Grand Canal

 

Guilin China
Montanah do Himalaia

 

Deserto de Gobi

 

Rios China

 

Fotos Rio Li

 

Mapa Asia