Tibet
China

 

O Tibet (Xizang) é uma região autônoma da China com importante tradição budista. Cidade onde residia o Dalai Lama, líder espiritual e governador do Tibet de 1940 até o seu exílio em 1959. A região possui 2,8 milhões de habitantes (2007).

A capital é Lhasa (que significa "terra sagrada" em tibetano), situada a 3.700 metros de altitude.

Ao longo de sua história, o Tibet, por vezes, teve seu próprio governo e, outras vezes, esteve subordinado à China. Por séculos, o regime de governo interno foi uma teocracia feudal, sempre respeitado pelos estados vizinhos pela sua influência espiritual e pacífica.

 

Lhasa, Jokhang Temple

 

Mapa do Tibet

 

O Dalai Lama

É o líder religioso do Tibet, considerado a manifestação de Bodhisattva Avalokiteshavara. O atual Dalai Lama é Tenzin Gyatso, governou o Tibet de 1940 a 1959, quando exilou-se em Dharmsala, na Índia, durante a invasão chinesa.

Tenzin Gyatso nasceu em 6 de julho de 1935, na vila de Taktser, província de Amdo, numa família de camponeses, com o nome de Lhamo Dhondup. Aos dois anos de idade foi reconhecido como a 14ª encarnação do Dalai Lama. Recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1989 e ainda é reconhecido pelos tibetanos como o líder natural e de direito do Tibet.

Mais sobre o Dalai Lama.

 

Templo budista de Jokhang, em Lhasa. Construído em 647, tornou-se um centro espiritual do Tibet, visitado por peregrinos budistas de todo o mundo. O templo guarda preciosas estátuas, pinturas e instrumentos musicais históricos. Mais Templos da China

 

China

 

 

 

O Palácio de Potala, antiga residência do Dalai Lama, em Lhasa. Estabelecido no século 7 durante o reinado de Songtsen Gampo. A construção da estrutura atual foi iniciada em 1645, durante o reinado do quinto Dalai Lama. Possui mais de mil cômodos. O prédio vermelho (Potrang Marpo) tem 13 andares e 115 metros de altura.

 

Paisagem do leste do Tibet. Relevo montanhoso, picos com neve e estradas tortuosas.

 

Yumbu Lakhang, na cidade de Tsetang, o primeiro palácio do Tibet. Construído no século 2 a.C. para Nyatri Tsenpo, o primeiro rei do Tibet. Quando a capital mudou-se para Lhasa, no século 7, o palácio tornou-se um monastério.

 

Fotos Everest

 

Links: Tibet

Tibet Tourism Bureau

Tibetan Youth Congress

Tibet Online

Tibetan Aid Project

Nitartha International

 

Budismo

 

Templos China

 

Potala Palace

 

Imagens China

 

Tibet

 

Yumbu Lakang

 

Historia China

 

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico China

 

 

Montanhas do Tibet